Talvez você ache que deveria estar produzindo um boletim informativo porque, olhando em volta, vê que outras empresas estão fazendo isso ou deseja aumentar sua produção de marketing por e-mail. Mas não entre na onda sem entender o que é um boletim informativo ou newsletter(como iremos chamá-las daqui em diante), o que ele deve fazer ou por que é importante.
Então, o que é uma newsletter?
A pista está no próprio nome - newsletter. É uma mala direta que alcança clientes e clientes em potencial, informando as informações e atualizações mais recentes relacionadas à sua empresa, produtos e serviços. Exemplos de "notícias" incluem eventos, prazos e datas importantes. Contanto que sejam significativos o suficiente, você também pode incluir vendas e alterações de preços.
Uma newsletter também é um teaser, dando aos leitores apenas um gostinho dos pedaços suculentos. Para obter todos os detalhes e deleitar seus olhos com todo o seu conteúdo incrível, eles precisarão acessar seu site principal e uma ótima página de destino!
Quais são os benefícios de produzir um boletim informativo?
É uma maneira excelente e de baixo custo de construir um relacionamento com clientes e pessoas que podem se tornar clientes. Pesquisas mostram que, quando uma newsletter é bem feita, ela aumenta sua receita, mantendo-os interessados em sua empresa ou marca e levando-os de volta ao seu site principal - esperançosamente, mais compras, mas se não, pelo menos isso aumenta o reconhecimento da sua marca e o torna mais popular. Mais visitas ao seu site principal podem ter um efeito positivo em sua classificação com mecanismos de pesquisa como o Google.
Se as pessoas estiverem ausentes ou ocupadas, uma newsletter com informações relevantes será seu amigo - mantendo-as atualizadas sobre os últimos desenvolvimentos.
Uma newsletter também é uma boa maneira de fazer com que seu conteúdo seja visto nas mídias sociais sem pagar por publicidade. Feito corretamente, sua newsletter será postada, compartilhada e republicada em sites como Facebook e Twitter.
Mesmo que você saiba o que é um boletim informativo e o que ele deve fazer, a chave é fazer um que as pessoas queiram assinar e ler uma e outra vez. A newsletter da SAPIENZA é um ótimo exemplo de como tentamos seguir a fórmula, esforçando-nos para acertar sempre.
Relação Comprimento / Frequência
Não existe uma fórmula de ouro que revele exatamente quanto tempo uma newsletter deve durar ou com que frequência você deve enviá-lo. No entanto, as melhores práticas mostram que quanto mais você envia uma newsletter, mais curto ele deve ser. Ninguém quer ler página após página diariamente, mas alguns parágrafos a cada poucas semanas não vão encorajar seus leitores a ficarem com você. Esteja ciente, porém, de que a pesquisa mostra que uma das principais reclamações quando se trata de boletins informativos é que eles vêm com muita frequência, então pense realmente em quantas vezes você tem "notícias" para colocar em um boletim informativo.
É melhor manter as newsletters curtas, dividindo o texto colocando pedaços dele em torno de um determinado tópico e imagem. Em seguida, você deve incluir uma frase de chamariz direcionada em torno de cada parte, para que os interessados possam clicar no link para saber mais. Lembre-se, o boletim informativo é o teaser - o conteúdo suculento está no site ou na página de destino!
Ser ignorado não é tão ruim
Você pode pensar que essa ideia vai contra o tempo e o esforço que você dedicou a um boletim informativo, mas um cliente que não lê alguns de seus boletins informativos é melhor do que o mesmo cliente clicar no botão de cancelamento de assinatura. Lembre-se, você está construindo um relacionamento, então você pode não obter resultados imediatos. Use relatórios de mala direta para monitorar quantas pessoas estão abrindo seu boletim informativo e quantas estão apenas pressionando a tecla delete. Dessa forma, se as estatísticas forem ruins, você pode ajustar seu boletim informativo para ver se consegue melhorar os números. Também vale a pena verificar as taxas de abertura e as taxas de cliques para correspondências em seu setor e país para que você não tenha expectativas irrealistas.
A lista definitiva
Lembre-se, uma newsletter faz parte da sua estratégia de marketing por e-mail. As mesmas regras se aplicam quando você está enviando qualquer correspondência em massa. Descubra mais dicas e truques sobre como fazer isso da maneira certa nas partes um e dois de nossa postagem no blog de mala direta.
Agora, que tal aproveitar a oportunidade de criar seu próprio boletim informativo com a nossa ajuda? Com a nossa ferramenta de newsletter integrada em nossa solução, nós cuidamos de todo o processo para você, desde a criação de modelos personalizados até o monitoramento dos resultados. Entre em contato conosco e deixe-nos transformar suas ideias em uma newsletter de sucesso!