Pular para o conteúdo

6 motivos pelos quais projetos de desenvolvimento de software falham

Projetos de software muitas vezes falham devido a requisitos pouco claros, expectativas irrealistas, comunicação deficiente, nenhum envolvimento do usuário final, falta de flexibilidade e más práticas de teste.


Em 2011, foi realizado um estudo que examinou por que as empresas de desenvolvimento de software continuam lutando para fornecer aos seus clientes soluções de software que atendam aos seus requisitos. Alguns anos depois, os resultados permanecem reais, com surpreendentes 75% dos executivos de TI assumindo que seu projeto pode falhar. A tecnologia moderna é usada até mesmo em pequenas lojas de esquina, e a automação acelera o fluxo de trabalho de quase todas as empresas em todo o mundo. As empresas de desenvolvimento de software devem, portanto, conhecer todos os possíveis obstáculos antecipadamente para prevenir cada um deles sem dor e sem esforço. Acontece que a falta de confiança ou fé no projeto não é o único fator que leva os projetos de desenvolvimento de software a falharem diariamente. Quais são as razões mais comuns pelas quais os projetos de software falham?

1. REQUISITOS POUCO CLAROS

O levantamento de requisitos é o primeiro passo de todo o processo de desenvolvimento de software e, simultaneamente, o primeiro momento em que a falha se torna um potencial real para ambas as partes. O fornecedor é obrigado a realizar uma análise de negócios completa para determinar o que você precisa, mas é você quem deve especificar essas necessidades e expressá-las claramente. No início do projeto, os clientes tendem a estar tão focados no resultado que ignoram pequenos detalhes, que, como fica claro mais adiante, são cruciais para todo o produto. Comunicar mal o problema com o qual sua empresa está lidando e o que você acha que a solução pode ser influenciará o desenvolvimento.

Solução

Anote seus requisitos específicos e prepare documentos relevantes com antecedência para melhorar o processo de análise de negócios. Você pode encontrar dicas sobre o que prestar atenção durante esta fase aqui.

2. EXPECTATIVAS IRREALISTAS

Os clientes não precisam saber como é o processo de desenvolvimento de software e, mais importante, quanto tempo ele pode durar, e é por isso que eles geralmente pedem que seu projeto seja entregue o mais rápido possível, com o menor custo e a mais alta qualidade. Não importa o quão irrealistas sejam essas expectativas, algumas empresas concordam com esses requisitos, desde que ganhem o projeto. O que se segue a seguir é, sem surpresa, decepção. Afinal, dinheiro e tempo desempenham um papel vital no eventual sucesso ou fracasso de um projeto, e é por isso que se comprometer com um orçamento e cronograma ruins antes que todos os requisitos sejam reunidos e analisados sempre falha.

Solução

Se você deseja sua futura qualidade de software, seja realista sobre o orçamento e o tempo. Projetos complexos levam tempo. Se você tem um orçamento limitado ou está com pressa, escolha um método de pagamento adequado para você. Você pode ler mais sobre os dois mais populares deles aqui.

3. MÁ COMUNICAÇÃO

Ao discutir uma comunicação eficaz e contínua, nos concentramos na comunicação externa com os clientes, mas a comunicação interna entre os departamentos é igualmente essencial, principalmente quando eles trabalham no mesmo projeto. Não ter um ambiente de trabalho saudável é outra coisa que pode levar seu projeto ao fracasso, pois quando a equipe consegue compartilhar conhecimento e trocar informações e ideias de forma aberta e voluntária, é mais provável que crie fortes relacionamentos comerciais com seus clientes. No entanto, em vez de presumir as coisas, você deve fazer quantas perguntas forem necessárias para entender a situação.

Solução

Todo mal-entendido pode levar ao fracasso do projeto de software. Você pode não afetar a forma como uma empresa de desenvolvimento de software se comunica internamente, mas constrói ativamente um relacionamento comercial. Sempre que se sentir confuso, sinta-se à vontade para perguntar.

4. SEM ENVOLVIMENTO DO USUÁRIO FINAL

Seu projeto pode parecer uma ideia fantástica, o processo de desenvolvimento pode correr bem e, no entanto, o resultado não será rotulado como um sucesso se o envolvimento do usuário final não for considerado. Quando você pretende usar o software dentro da sua empresa, é fácil definir o que seus funcionários precisam ou perguntar sobre suas expectativas. No entanto, se o software for usado por terceiros, lembre-se de nunca assumir nada. O sucesso do seu projeto não depende das funcionalidades, não importa quantas delas existam ou quão complexas sejam, mas sim da facilidade de uso do software.

Solução

Tente pensar como um usuário para garantir que a solução seja fácil de usar. Além disso, envolver os usuários certos no processo de desenvolvimento pode ser igualmente útil, pois permite que você combine seu conhecimento da indústria e suas peculiaridades com o que os usuários acham confortável e único sobre seu produto.

5. FALTA DE FLEXIBILIDADE

Embora a TI seja uma das indústrias que mais cresce, o número de ferramentas e metodologias que visam melhorar o processo de desenvolvimento de software está ficando cada vez maior a cada dia, o que só prova isso. Algumas empresas ainda se recusam a mudar e seguir o fluxo. Embora essa abordagem seja compreensível quando uma determinada empresa já desenvolveu seu fluxo de trabalho, essa resistência pode atrasar bastante a equipe e, portanto, levar ao fracasso do projeto, especialmente quando consideramos que apenas alguns projetos são realizados de acordo com os requisitos primários. A mudança é inevitável e muitas vezes aconselhável para garantir o sucesso de um produto.

Solução

Dependendo da precisão de seus requisitos, você pode encontrar um fornecedor cujo fluxo de trabalho se adapte ao seu projeto. Se você ainda está lutando para determinar suas necessidades, uma empresa que usa práticas ágeis deve ser sua escolha. Você pode encontrar mais sobre diferentes metodologias de desenvolvimento de software aqui.

6. TESTES RUINS

Quando uma empresa de desenvolvimento de software luta para entregar o produto no prazo, os testes sempre sofrem. Os testes são realizados às pressas e, portanto, de forma imprecisa, resultando em um produto cheio de bugs que não são necessariamente detectados imediatamente. Uma das melhores práticas que garantem a satisfação do cliente é permitir o teste da experiência do cliente. Dessa forma, uma empresa de desenvolvimento de software sabe que o produto final é sem bugs e que o cliente está confortável com o software. Além disso, reduz o tempo que você provavelmente terá que gastar aprendendo a usá-lo.

Solução

Se você sabe que seu produto é complexo, vá Agile. Essa metodologia garante que os testes sejam realizados regularmente durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento e não em seu final. Se for possível participar do teste, faça-o.

Dada a complexidade das soluções de software modernas, as dificuldades com as quais os desenvolvedores de software lutam diariamente não surpreendem ninguém. No entanto, todos eles podem ser evitados se uma empresa desenvolver seu fluxo de trabalho e segui-lo cuidadosamente. Sua participação ativa no processo de desenvolvimento também reduz o risco de falha. Aconselho você a nunca assumir nada e encontrar um fornecedor experiente e qualificado. Se você está procurando uma empresa de software sob medida, não hesite em falar com a gente.

 

8 benefícios de usar um software de recrutamento